Lançado na quarta-feira à noite no Zarabatana Café, o Festival Brasileiro de Música de Rua deve movimentar Caxias do Sul entre os dias 1º a 5 de maio. Para esta segunda edição, o festival recebeu 117 inscrições de artistas dispostos a participar. Destes, foram selecionados 24, para 36 apresentações na Praça Dante, pontos de ônibus da Dante, Bento Gonçalves e Ópera, bairro Vila Ipê, Apae, Apadev, Largo da Galeria Florida, na Avenida Julio de Castilhos e no Parque dos Macaquinhos.
Nesta edição, destaque e reverência à música gaúcha de qualidade feita por aqui e uma de suas legendas, Adelar Bertussi.
- Estamos homenageando o mito Adelar Bertussi, que toca com o seu filho na Praça Dante (dia 1ºde maio) e percebemos também que está rolando uma aproximação maior com artistas que tocam músicas tradicionais do Rio Grande do Sul, como os já consolidados na cena musical local, Valdir Verona com o Rafael De Boni e o jovem talentoso Robison Boeira _ diz Robinson Cabral, um dos organizadores do festival.
Além das apresentações, o festival terá duas oficinas (repente e gestão de projetos culturais), um debate sobre economia da música e cinco exibições de documentários musicais. Esses filmes serão exibidos dentro de um ônibus, na Praça Dante. Tudo isso em meio a shows de muitos gêneros musicais e de parcerias entre músicos e grupos.
- É um festival para dar mãos. Para os músicos darem as mãos entre si, e principalmente para o público, as pessoas que gostam de música, para essas pessoas darem as mão com a música bem elaborada, porque o festival vai do tradicionalismo ao erudito, do rock ao repente e ao hip hop - anima-se Luciano Balen, também organizador do festival.