Livros que chegaram à região no final do século 19, quando os freis capuchinhos se estabeleceram na região, estão sendo salvos graças à colaboração da comunidade, que se sensibilizou com a campanha Salve um Livro, promovida pelo Museu dos Capuchinhos (MusCap), de Caxias do Sul.
Iniciada em meados de setembro de 2012, com o slogan "Eles vão morrer se você não ajudar", a campanha já arrecadou cerca de R$ 20 mil, o suficiente para restaurar 33 dos 59 livros colocados para "salvamento" nesta primeira etapa, todos livros raros, anteriores a 1900 (alguns datam dos anos 1600).
Como o processo é demorado - uma restauração leva de quatro a cinco meses, em média -, as primeiras obras, que estão sendo recuperadas na B&C Acervos, na Capital, retornam no final do mês a Caxias. A apresentação oficial das primeiras restaurações será em 15 de maio, com homenagem aos benfeitores.
Os livros já "salvos" e os que ainda podem ser ajudados podem ser conferidos no site www.muscap.org.br/salveumlivro. Mais informações sobre com ajudar pelo telefone (54) 3220.9518 ou pelo e-mail educativo@muscap.org.br.
Livros raros
E os livros estão sendo salvos...
Campanha do MusCap já arrecadou verbas para restaurar 33 obras
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project