A ação era para ocorrer na Praça Dante, mas o vento forte da tarde desta terça não permitiu que os artistas do coletivo 005 Arte conseguissem manter suas telas sobre os respectivos cavaletes. Então, eles se instalaram no hall de acesso da Casa da Cultura. As obras deveriam homenagear de alguma forma os 30 anos que o espaço cultural está completando em Caxias. Cada artista confeccionou um "cartão de parabéns" diferente, em traços e pinceladas distintos.
A pintora e escultora Elisa Zattera referenciou a música em sua tela. Usando tinta a óleo em estilo cubista, ela retratava uma figura com um violão enquanto as pessoas entravam e saiam da Casa da Cultura.
- Nosso coletivo já fez outras ações assim e é muito interessante. Percebi que, no início, muitas pessoas desviavam, agora, tem bastante gente que vem interferir, muitos se identificam. Muitos colocam o artista em um pedestal e ações assim aproximam - comentou ela.
Antonio Giacomin também aprecia estar entre o público. Para ele, o contato costuma enriquecer o processo de criação:
- Muitas sugestões acabam vindo do público mesmo.
Outro espaço que possibilita esse retorno é a própria Casa da Cultura, que abriga espetáculos e exposições desde 1982.
- Essa interferência é uma escola. Aqui (Casa da Cultura) é uma extensão do ateliê, é um desafio grande mostrar o trabalho, mas se aprende muito.
Além de Elisa e Giacomin, também pintaram na Casa da Cultura os artistas Daniela Antunes (que coloriu uma escultura em argila), Cristiane Marcante, Alexandre Porto, Victor Hugo Porto e Mirian Garcia.
Aniversário
Artistas pintam na entrada da Casa da Cultura, em Caxias
Ação integrou comemoração de 30 anos do espaço
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: