Os três dias da 10ª Maratona de Moda da UCS, que se inicia terça-feira, levam ao Campus 8 uma série de desfiles produzidos por alunos Design em Moda, além de duas exposições e um brechó.
A exposição que será inaugurada na terça, às 18h30min, no Acervo Documenta Costumes, retrata parte da vida e obra do estilista Clodovil Hernandes. Chamada Cortes e Recortes de Clodovil traz croquis e roupas desenhadas pelo estilista paulistano, ícone da alta-costura no Brasil.
Segundo a coordenadora do curso Design em Moda, Adriana Ferreira Conte, o Instituto Clodovil Hernandes ofereceu o acervo para ser exposto, porque os responsáveis sabiam da relação afetiva do estilista com Caxias. Tanto que uma das peças expostas é um modelo exclusivo, da caxiense Yonara Andreazza, 55 anos, confeccionado para os 15 anos dela.
- Meu pai fazia joias e era muito amigo do Clodovil. Um dia ele disse: 'quero fazer o vestido da tua filha' - conta.
Acompanhada da mãe, ela esteve no ateliê do estilista, em São Paulo, para escolher o modelo. O traje xadrez, em tons de verde e branco, fez sucesso nos salões de festas da sociedade em 1972. Representante de Caxias no Baile de Debutantes do Country Clube, em Porto Alegre, ganhou mais de uma dezena de notas em colunas sociais da época.
Poder reviver esse momento, por meio da exposição, foi comemorado por Yonara:
- Achei tão bacana! O vestido estava em uma caixa, na casa da minha mãe. É muito bom recordar disso - completa ela, com saudosismo de quatro décadas.
Do fundo do baú
Vestido confeccionado por Clodovil para caxiense estará na exposição 'Cortes e Recortes', que será aberta terça
Traje que fez sucesso no debut de Yonara Andreazza poderá ser conferido no Acervo Documenta Costumes
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project