O Rio de Janeiro recebe de quinta (14) a terça-feira (19) o evento que reúne as principais economias do planeta, a 19ª cúpula do G20. As informações são do g1.
Esta é a primeira vez que o evento será sediado no Brasil. São aguardadas 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais. Entre os confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
Além da reunião dos chefes de Estado, estão previstas para acontecer a Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival.
Grupo dos Vinte
G20 é a abreviação para “Grupo dos Vinte”, um “clube” de cooperação internacional, que discute iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que fazem parte dele.
Esse “clube” negocia acordos ao longo do ano e os assina justamente no último dia da reunião de cúpula.
Quem faz parte do G20?
Fazem parte da cúpula 19 países, mais a União Africana e União Europeia:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
Confirmados
Além de Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a presidente do México, Claudia Sheinbaum e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, já confirmaram presença no evento.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já avisou que não irá comparecer, mas o país deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
Origem do Grupo
O G20 surgiu no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e abalou o mundo.
E foi justamente em outra crise econômica, a de 2008, que o grupo decidiu fazer reuniões periódicas entre os membros.
Propostas do Brasil
Sob presidência do Brasil, o G20 defende três temas como prioridade:
- Combate à fome, à desigualdade e à pobreza (foi lançada a Aliança Global Contra a Fome);
- Enfrentamento às mudanças climáticas e por políticas de sustentabilidade e uma transição energética justa;
- Uma nova governança global, para que países emergentes tenham mais representatividade em órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Depois de meses de negociações e reuniões, os sherpas, que são os representantes dos chefes de Estado, se encontram antes da cúpula para redigir a declaração de líderes do G20 no Rio.
O documento que reúne as propostas do G20 sob a presidência brasileira também vai fazer referência aos conflitos mundiais — as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio — com um pedido de paz.
O G20 aprova leis?
A cúpula não tem nenhum poder legislativo e não tem como impor obrigações. Mas os membros firmam compromissos de políticas econômicas, sociais e de governo.
Onde serão os eventos do G20 no Rio?
A reunião com os chefes de Estado irá acontecer nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Os eventos paralelos, como Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival, deverão acontecer na Zona Portuária.
Aeroporto Santos Dumont fechado
Por medida de segurança, as operações aéreas do Aeroporto Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19, durante a Cúpula do G20.
Segundo o governo federal, as operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio serão redirecionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.
A suspensão temporária dos voos foi necessária diante das restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde será realizada a Cúpula do G20, localizado a 550 metros do Santos Dumont.
Eventos paralelos
De quinta-feira (14) a domingo (16), haverá três eventos paralelos do G20:
- A Cúpula do G20 Social, que vai reunir cidadãos dos países do grupo, acontece entre os dias 14 e 16 nos armazéns do Porto Maravilha ;
- No fim da tarde, a Aliança Global Festival leva à Praça Mauá terá shows ao ar livre, abertos ao público — a expectativa é receber 40 mil pessoas por dia. Estão confirmados artistas como Seu Jorge, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Alceu Valença, entre outros;
- A região também vai receber o Urban 20, ou U20, com prefeitos e representantes de mais de 60 cidades do mundo.