O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta terça-feira (30), por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Durante os 30 minutos de ligação, os dois líderes discutiram questões transversais, globais e a situação na Venezuela.
Biden agradeceu a colaboração do Brasil na defesa dos direitos dos trabalhadores e na transição energética, e confirmou sua presença na Cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro, apoiando a liderança brasileira.
Lula mencionou o acompanhamento contínuo do processo eleitoral venezuelano pelo assessor especial Celso Amorim, que se reuniu com o presidente Nicolás Maduro e opositor Edmundo González Urrutia. Ele destacou seu posicionamento que busca a normalidade no processo eleitoral na Venezuela e a importância da publicação das atas eleitorais, com Biden concordando sobre a transparência necessária.
Além disso, Biden comentou sobre o bom desempenho econômico de ambos os países e a intenção de fortalecer a parceria entre Brasil e EUA. Lula convidou Biden para a reunião dos países democráticos contra o extremismo em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Ao finalizar a ligação, Lula parabenizou Biden pela postura no processo eleitoral americano e desejou sucesso para a democracia do país nas próximas eleições presidenciais.