Por Regina Durante, diretora de Gente e Sustentabilidade da Lojas Renner S.A.
Eventos climáticos não são novidade no mundo, mas têm ficado mais frequentes e intensos. Só em 2024 podemos citar, no Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul, as fortes ondas de calor no Sudeste, a seca e os incêndios florestais na Amazônia e no Cerrado.
Esses fenômenos se intensificaram em decorrência do aquecimento global relacionado às emissões de gases de efeito estufa (GEE), ao desmatamento, à queima de combustíveis fósseis e outras ações humanas. Os 10 anos mais quentes da história foram os de 2014 a 2023, segundo a organização Berkeley Earth. E 2024 poderá ser ainda pior. Por isto é urgente que nos mobilizemos para enfrentar esses eventos climáticos e busquemos até diminuir sua intensidade, mitigando a consequente escassez de recursos naturais, assim como os impactos na saúde, os deslocamentos populacionais em massa e os efeitos econômicos.
Queremos contribuir com nossa experiência e aprender com aqueles que, como nós, sabem que não há tempo a perder
Diante de um cenário tão desafiador, o esforço dos governos é fundamental para frear os impactos da emergência climática em nível global e dar condições para que as pessoas possam estar protegidas. As empresas também precisam fazer parte da mudança para preservarmos o meio ambiente e construirmos um futuro próspero para esta e as próximas gerações. Na Lojas Renner S.A., a sustentabilidade é um valor corporativo e integra os objetivos estratégicos há mais de 10 anos. O tema está no dia a dia das nossas equipes e da nossa organização.
Como parte da evolução da nossa jornada, estamos presentes na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, que se iniciou na segunda e vai até o dia 22. Queremos contribuir com nossa experiência e aprender com aqueles que, como nós, sabem que não há tempo a perder.
Em nossa trajetória, fomos pioneiros em várias iniciativas e lançamos dois ciclos de compromissos públicos de sustentabilidade. O primeiro, de 2018 a 2021, concluímos com a superação das metas estabelecidas. No segundo, de 2022 a 2030, temos 12 novos objetivos, ainda mais ambiciosos, com foco importante na transição para uma economia de baixo carbono. Queremos fazer a diferença, moldando o futuro da moda e contribuindo para um mundo melhor.