Nenhuma outra banda brasileira dos anos 1980 teve uma carreira tão meteórica quanto o RPM. A beatlemania à brasileira que fez a fama de Paulo Ricardo, P.A, Luiz Schiavon e Fernando Deluqui enlouqueceu fãs, lotou ginásios, percorreu o Brasil e até hoje é lembrada por quem viveu ou apenas ouviu falar. No auge do sucesso, em 1º de outubro de 1986, ano de lançamento do álbum Rádio Pirata - Ao Vivo, o quarteto passou por Caxias do Sul, fazendo o maior show, em termos de público e produção, que a cidade e a Serra haviam presenciado até então.
Em meio à histeria coletiva de fãs, uma em especial ficou conhecida como a "Guria do RPM". A psicóloga caxiense Maria Cristina Calcagnotto Rocha, a Tina, então com 13 anos, foi para a portaria do Alfred Palace Hotel, no dia seguinte ao show. Entrevistada pelo jornalista Pedro Bial, Tina apareceu em um Globo Repórter especial da época e testemunhou, nos últimos 25 anos, os altos e baixos da banda.
E vai reencontrar Paulo Ricardo e cia na próxima sexta-feira, dia 22, quando o RPM retorna à cidade para o show de divulgação de seu último álbum, Elektra.
Leia a matéria completa na revista Almanaque deste final de semana.
Almanaque
Os 25 anos de uma revolução
As histórias e curiosidades da passagem do RPM por Caxias do Sul em 1986
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: