Pela primeira vez, a Artesanal Cia. de Teatro desembarca sábado em Bento Gonçalves para abrir a II Mostra de Teatro. No palco da Casa das Artes, mostra A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto, espetáculo que difere dos demais apresentados pela trupe do Rio de Janeiro pelo fato de não ter texto, apenas narração em off. A peça é encenada pelos atores Márcio Nascimento, Bruno Oliveira, Débora Salem e Virgínia Martins e tem direção artística de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves.
A trama conta a história de um príncipe que nasce com rosto em uma terra de pessoas sem face. Os pais do menino, o rei e a rainha, o mantém escondido no castelo durante 15 anos para que ele não seja maltratado pela população por ser diferente. Durante um bom tempo, é cuidado por uma ama e por sua filha, que também não tem rosto e que compartilha das mesmas angústias do menino. O príncipe e a filha da empregada se apaixonam e tentam fugir do castelo.
- Na hora da concepção, pensamos em unir o universo do conto de fadas com elementos inspirados nas obras de Tim Burton, que passeiam pelo o gótico e o surrealismo - explica o diretor Gonçalves.
A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto não possui texto e a ação se desenvolve por meio do trabalho corporal dos atores e de uma narração em off, misturando diversas linguagens cênicas, como máscaras, boneco e videografismo.
A Mostra de Bento - Ocorre de sábado até o dia 20 de julho. A atividade, intitulada Em Ótima Companhia, tem como objetivo apostar na pluralidade das linguagens teatrais e aprimorar os grupos e a formação de plateia. Durante 22 dias serão apresentados, no palco da Casa das Artes, espetáculos nacionais, como o apresentado pela Artesanal Cia. de Teatro, e também de talentos locais.
A mostra também oferece oficinas:
Iluminação Cênica: ministrada pelo designer e iluminador Mirco Zanini, tem o objetivo de capacitar os participantes para o desenvolvimento da arte da iluminação cênica.
Iniciação Teatral: ministrada pela atriz e musicista Marina Mendo, tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências de percepção e exploração dos seus recursos físicos e sonoros.
Poéticas Festivas: ministrada por Marina Mendo e Patrícia Fagundesa, a oficina está fundamentada no trabalho desenvolvido na Cia Rústica de Teatro, que propõe um constante diálogo entre teoria e prática, reflexão e experiência criativa.
Interessados devem entrar em contato com a Casa das Artes até esta quinta, pelo telefone (54) 3454.5253. As vagas são limitadas.
Confira a programação:
30/6: A LENDA DO PRÍNCIPE QUE TINHA ROSTO
15/07: O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DE UM HOMEM SÓ
18/07: O MACACO MARIOLA E O PESTINHA DA ESCOLA
18/07: AMOR & COMÉDIA
Espetáculos de companhias locais
07/07: PRISÃO PERPÉTUA, às 20h
10/07: PARQUE MUNDO VERDE, às 15h
11/07: O MENINO QUE VIROU HISTÓRIA, às 15h
12/07: POCKET - TEATRO DANÇA DE BOLSO, às 20h
13/07: TUDO VIRA CENA II, às 20h
14/07: ENCONTRO NA PRAÇA, às 15h
Teatro
'A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto' abre a mostra de teatro de Bento
Peça tem direção artística de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
GZH faz parte do The Trust Project