A paixão de um jovem de 16 anos pelo mundo da aviação inspirou a arquiteta Siula Camassola a conceber este dormitório, que fica em uma residência no centro de São Marcos. Cada elemento da decoração como, por exemplo, a iluminação, que reproduz o ambiente noturno de uma cabine de avião, foi detalhado pelo garoto, que chegou a escrever um livro sobre as experiências como piloto virtual em um simulador de voo. Siula conta que o desejo do adolescente era um espaço no qual pudesse ter a sensação de voar, daí a ideia da cama elevada, distante do chão e próxima de uma fusão de imagens, no teto.
- O cliente já tinha definido que o teto do quarto seria uma grande cabine de avião e, para ele, era muito importante perceber esses tons mais escuros e aconchegantes, que conferem um ar noturno ao espaço - explica a arquiteta.
O adesivo da foto foi impresso em alta resolução nas dimensões do forro do dormitório. O efeito tridimensional da imagem da cabine, da aeronave e dos planos de voo foi escolhido para provocar a sensação de mais espaço e profundidade, ampliando o ambiente. Para dar ainda mais realidade ao projeto, pontos luz em led coloridos foram instalados nas cores e locais o mais próximo possível das utilizadas no aviões reais. A instalação da bancada de trabalho em madeira, logo abaixo da cama, procurou aproveitar melhor o espaço, que tem apenas oito metros quadrados.
Leia mais sobre o espaço no Caderno Casa&Cia.
Clique para folhear a revista deste mês.
Arquitetura e decoração
Mundo da aviação inspira quarto para adolescente em casa em São Marcos
Cada elemento da decoração foi detalhado pelo garoto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: