Mateus Solano acaba de voltar de uma viagem de dez dias a Ilhéus e a Canavieiras, na Bahia, onde mergulhou fundo no universo do seu próximo personagem: o exportador de cacau Mundinho Falcão, de Gabriela, novela das 23h que tem estreia prevista para julho. Lá, ele gravou suas primeiras cenas no remake inspirado na obra de Jorge Amado.
- Estar lá foi muito importante para entender mais sobre esse jovem que sai do Rio e vai para Ilhéus cheio de ideias progressistas e ambição por poder - diz o ator.
Além da viagem, Solano contou com outra ajuda importante: uma conversa com José Wilker, dono do papel na primeira versão da trama. O bate-papo aconteceu num curso de preparação para Gabriela _ Wilker também está no elenco, agora como o coronel Jesuíno.
- Não estou aqui para copiar, mas para agregar. Tudo que me falam vou adicionando ao que tenho para dar. Wilker tem ferramentas que não tenho e vice-versa. De forma alguma tentarei imitar ou fazer algo parecido. Mas tem coisas que ele fala que são preciosas. Mundinho traz movimento para aquela cidade parada, acomodada no coronelismo.
O jovem exportador vai se apaixonar por Jerusa (Luiza Valdetaro), neta do maior coronel da região, Ramiro Bastos (Antônio Fagundes). Os dois acabam vivendo um romance do tipo Romeu e Julieta.
- É um baita papel. Elegante, um pouco diplomata de certa forma. Começa como comerciante e vai virando político. No fim, substitui os coronéis. Quando Ramiro morre, ele ocupa seu lugar. É uma crítica de como mudam os personagens, mas a história é sempre a mesma.
Preparado
Mateus Solano será Mundinho Falcão, em 'Gabriela'
Ator já está familiarizado com o universo do personagem
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: