Cirurgia plástica não é a única opção para ter um rosto bonito, segundo especialistas. O avanço da medicina e o surgimento de novas técnicas estéticas podem dar uma mãozinha para quem quer se cuidar ou levantar a autoestima, mas é essencial que as pessoas cuidem muito da pele do rosto.
- Água e hidratação com os produtos certos são básicos. Isso todo mundo pode fazer em casa - afirma Clarissa Casagrande, que trabalha em Caxias com estética facial e corporal.
O cirurgião plástico e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, Gustavo Dillenburg também aconselha uma rotina de cuidados, mas afirma que novas técnicas podem auxiliar no cuidado com a pele do rosto.
- Muitos cremes estão disponíveis no mercado, tanto para homens quanto para mulheres. Só é preciso usar o correto para o seu tipo de pele - acrescenta.
A acupunturista Paola Zan Mussoi também alerta para o tempo de exposição ao sol. A especialista afirma que ele é um dos principais vilões da pele.
- Temos que nos acostumar a sair sempre com protetor solar, mesmo no inverno. O protetor deve ter, no mínimo, fator 8 - afirma.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dá os seguintes conselhos:
- Lavar o rosto com um sabonete próprio para o rosto e específico para seu tipo de pele.
- Remover a maquiagem antes de dormir.
- Beber, pelo menos, 2l de água por dia.
- Utilizar filtro solar diariamente.
- Não utilizar água quente para lavar o rosto (pode aumentar a oleosidade).
Na matéria do Almanaque deste final de semana, confira uma matéria sobre cirurgia plástica depois dos 60 anos.
Cultura e Lazer
Cirurgia plástica é a única opção para ter um rosto bonito? Especialistas garantem que não
Confira dicas para cuidar da pele
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: