Um terço dos alunos gaúchos chega ao Ensino Médio mais velho do que deveria devido ao atraso escolar.
O levantamento, divulgado este mês pelo movimento Todos Pela Educação com base em dados do governo federal, revela ainda que a distorção entre a idade dos estudantes e a série que frequentam é seis vezes maior na rede pública do que nas escolas particulares do Estado. Como resultado, o Rio Grande do Sul ocupa posições modestas no ranking nacional.
O trabalho, que traz números por municípios, Estados e para o país referentes a 2009, retrata um grave obstáculo a ser superado. O problema da chamada distorção série-idade é que, quase sempre, reflete índices elevados de reprovação ou abandono temporário dos estudos. Isso faz com que os alunos saiam do fluxo escolar e "estacionem" em uma determinada série. Além de refletir o mau funcionamento do sistema de ensino, esse fenômeno contribui para piorar o desempenho educacional.
- A escola é um local de aprendizagem, mas também de socialização. Quanto mais defasado em relação à sua turma, mais desestimulado fica o aluno - afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, ONG que atua na defesa da educação básica de qualidade.
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Cultura e Lazer
Um terço dos estudantes chega ao Ensino Médio com idade acima da recomendada no Estado
Repetência e abandono contribui para atraso da educação gaúcha em ranking de ONG
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