Surgido há exatos 72 anos, em 4 de novembro de 1948, o Pioneiro passou por um amplo processo de mudança a partir de 10 de fevereiro de 1993. A data marcou a assinatura do contrato entre a Rede Brasil Sul (RBS) e os acionistas controladores da Empresa Jornalística Pioneiro S/A – desde 30 de março daquele ano, o Grupo RBS passou a ter o controle acionário e a gestão do jornal.
Matéria veiculada no dia seguinte ao protocolo trouxe detalhes da negociação e a expectativa junto ao mercado jornalístico e à comunidade:
“A incorporação do jornal Pioneiro à RBS constitui um marco e uma nova etapa de desenvolvimento da mídia impressa na Rede Brasil Sul, destaca o seu diretor presidente, Nelson Sirotsky, assinalando uma coincidência: “A RBS começou em Caxias, em 1969, o processo pioneiro no Brasil de formação de uma rede regional de emissoras de TV, buscando uma integração maior com as comunidades em que atua. Coincidentemente, agora vamos iniciar em Caxias uma experiência semelhante, embora em moldes diferentes, na mídia impressa. Temos indicadores de que há campo para o crescimento do índice de leitura de jornais e porque, a par da afirmação de grandes jornais nacionais e estaduais, sempre haverá espaço para órgãos regionais e locais, capazes de estabelecer um vínculo mais estreito com suas comunidades.”
Durante a assinatura, o então presidente Nelson Sirotsky também destacou a tradição do Pioneiro na cidade, desde 1948:
“Sirotsky acredita que a RBS faz a melhor opção ao começar em Caxias do Sul esse novo projeto de expansão da mídia impressa, com um jornal que tem uma longa tradição de serviços prestados à Região Nordeste do Rio Grande do Sul. E assegura: “Com sua capacidade ampliada pelos aportes ensejados pela integração à RBS, certamente o jornal Pioneiro vai se transformar num veículo mais forte ainda, a serviço de Caxias do Sul e das cidades em que circula.”
Na imagem acima, captada pelo fotógrafo Gilmar Gomes, vemos o diretor vice-presidente, Marcos Dvoskin, e o diretor-presidente da RBS, Nelson Sirotsky, assinando o protocolo em Caxias, juntamente com Régis e Bernardino Conte, diretor superintendente e diretor-presidente do Pioneiro (sentados à direita). Atrás estão os diretores Luiz Fernando Zanini, Paulo Caselani e Paulo Vasquez. Já no comando da redação estava o editor-chefe Cláudio Thomas.
Na reprodução abaixo, a matéria original.
Evolução
:: O Pioneiro foi fundado em 1948 por um grupo liderado pelo ex-deputado estadual e federal Luiz Compagnoni. Começou como semanário em 4 de novembro de 1948, rodando duas vezes por semana a partir de fevereiro de 1975. Antes disso, circulou diariamente apenas entre 23 de fevereiro e 18 de março de 1950, durante a Festa da Uva.
:: A partir de 1980, entrou em uma nova fase, com o controle acionário assumido pela família Conte, tendo Bernardino Conte como diretor presidente e seu filho Régis como superintendente. Passa a ser diário em 20 de janeiro de 1981, sempre com iniciativas pioneiras no interior do Estado: foi dos primeiros periódicos fora da região metropolitana a ser impresso em offset e a informatizar-se.
:: Inicialmente, localizava-se junto à Gráfica Nordeste, na Rua Dr. Montaury, próximo ao Colégio São José. Nos anos 1950, migrou para um prédio na Av. Júlio de Castilhos, defronte à Praça. Em 1973, retornou para a Dr. Montaury, entre a Av. Júlio e a Pinheiro Machado. Em 1982, foi transferido para a Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina. Desde o final de 2018, localiza-se na Rua Borges de Medeiros esquina com a Bento Gonçalves, integrado à RBS TV Caxias e às rádios Gaúcha Serra e Atlântida.
Campanhas
Ao longo de sua história, o Pioneiro contabilizou a liderança de uma série de campanhas em prol de símbolos da cidade, como a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, a criação da Escola Municipal de Belas Artes, a transferência de local da Festa Nacional da Uva – da Rua Alfredo Chaves para os Pavilhões – e o apoio à fundação da Universidade de Caxias do Sul, em 1967.
Leia mais
Pioneiro 70 anos: a capa da primeira edição, em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: formatura dos contadores do Carmo em 1948
Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: de volta a 1952
Pioneiro 70 anos: expressões em desuso, mas com o charme da época
Pioneiro a um mês de celebrar 70 anos