O olhar apurado aliado à técnica e inspiração de caxienses que participam do Clube do Fotógrafo podem ser conferidos a partir de hoje na exposição virtual Visualidades Fragmentadas, da Divisão de Museus da Secretaria Municipal da Cultura. A mostra integra a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, comemorado hoje.
São dezenas de fotografias que mostram os museus municipais de Caxias do Sul por ângulos que escapam do convencional e convidam a passear com os olhos pelos detalhes do Museu Ambiência Casa de Pedra, Museu do Imigrante, Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, Museu da FEB, Memorial Atelier Zambelli e Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp. O material foi doado pelo Clube do Fotógrafo ao Museu Municipal ao longo dos últimos anos e permanecia inédito.
– É um trabalho muito interessante, porque passa a ideia do fragmento. Não são imagens que mostram os museus como estamos acostumados a ver, mas sim trazem pontos que instigam e fazem pensar. Inicialmente, seria uma mostra de 10 fotografias, mas conforme fomos mergulhando no material, vimos que era muito mais rico do que imaginávamos – comenta Itamar Comaru, diretor da Divisão de Museus.
Itamar destaca que a escolha dialoga com o tema proposto pela Secretaria Estadual de Cultura para a programação deste ano do Dia do Patrimônio, “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”, alusiva à regulamentação em âmbito estadual do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial, oficializada em 2011. A proposta é unir o valor histórico da preservação, a construção de identidade pela memória e a sensibilidade da arte:
– Muito do que temos de patrimônio cultural é conhecido por nós por meio da fotografia, que é uma forma de validar o que já teria caído no esquecimento. O fotógrafo que através da sua câmera cristaliza o tempo nos permite, ao mesmo tempo, ativar múltiplas memórias e exercitar a imaginação. É por isso também que fizemos a exposição sem muito texto informativo, mais focada nas imagens que convidam, também, a completá-las com nossas próprias referências.
Visualidades Fragmentadas conta com fotografias de Luis Fernando Barp, Liliane Giordano, René Rossi, Carlos Gandara, Daniel Herrera, Fábio Grison, Luciana Lain, J.A. Selbach Junior e Márcia Dall’Ago, entre outras creditadas genericamente ao Clube do Fotógrafo.
A exposição pode ser conferida neste link.
Leia também
Artistas de Caxias participam de coletânea do selo Tal e Tal Records
Sollana é novidade na cena roqueira da Serra
É fã de doce de abóbora? Aprenda a fazer o melhor!
Fundação Marcopolo lança brechó solidário e virtual
Festival reúne atrações culturais no formato drive-in, em Flores da Cunha
Edição 2020 do Fronteiras do Pensamento firma parceria com a UCS