Em 26 de setembro de 1948, às vésperas do então semanário O Pioneiro chegar pela primeira vez às bancas, em 4 de novembro, Caxias do Sul e diversas cidades da Serra integraram o roteiro da lendária Copa Rio Grande do Sul. Promovida pelo antigo jornal Diário de Notícias e patrocinada pelo Banco Agrícola Mercantil S.A., foi a maior prova nas estradas gaúchas, com 824 quilômetros a serem percorridos e participação de 28 carros — a largada foi dada pelo governador Valter Jobim na Avenida Farrapos, em Porto Alegre.
A lamentar o gravíssimo acidente ocorrido com a carretera Ford V8, número 30, pilotada por Antonio Fanini Filho, de Guaporé, um dos últimos carros a partir e que, ao chegar na fechada curva no fim da Avenida Farrapos, atropelou muitos assistentes: quatro morreram no local e 40 ficaram feridos. Como quase todos os carros já haviam passado e sem comunicação com os pilotos, a prova não foi suspensa.
As etapas
A primeira etapa aconteceu em Porto Alegre, São Leopoldo, Nova Petrópolis, Caxias, vacaria, Lagoa Vermelha e Passo Fundo, onde os carros dos competidores foram abastecidos. Esse primeiro trecho foi vencido por Ernesto Ranzolin (com o Ford V8, 1947, número 10), de Antônio Prado, mas radicado em Lages (Santa Catarina). Ranzolin teve marcação cerrada de Alcidio Schroeder (Ford V8, 1940, número 14), o Leão da Serra, que representava Passo Fundo e chegou em segundo lugar.
No trecho final – Passo Fundo, Marau, Casca, Guaporé, Bento Gonçalves, Farroupilha, Feliz, São Sebastião do Caí e Porto Alegre — as posições se inverteram: Alcidio chegou na frente, e Ranzolin, em segundo. Na soma dos tempos, Alcidio Schroeder levou os louros da vitória.
No intervalo, na parada em Passo Fundo, Alcidio teria dito que a corrida seria vencida por ele: "Conheço o trajeto como a palma da minha mão". Tinha razão e sabia o que falava, afinal, era motorista de ônibus e fazia constantemente a linha Passo Fundo-Porto Alegre.
Informações desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.
Aristides Bertuol
Entre os pilotos da Copa Rio Grande do Sul esteve Aristides Bertuol, de Bento Gonçalves, que disputou a prova com seu primeiro carro de competições, um Chevrolet Sedanete 1948. Parte dessa história foi recordada pelos autores Fabiano Mazzotti e Gilberto Mejolaro no livro Aristides Bertuol - O Piloto da Carretera Nº 4, lançado em 2016. Conforme os autores, Bertuol abandonou o percurso logo no início, em Esteio, por razões desconhecidas. Com esse carro, Bertuol disputaria outras cinco provas.
— A Copa Rio Grande do Sul, em 1948, contribuiu para que as estradas do Rio Grande do Sul fossem conhecidas por outras regiões. O governo do Estado utilizava as estradas como divulgação dessa malha rodoviária, e os meios de comunicação faziam uso dessas corridas para se aproximar da população. Várias rádios e jornais tinham provas com seus nomes — completa.
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Pioneiro 70 anos
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