Uma trajetória iniciada há 140 anos, com a chegada dos primeiros representantes da família Verdi no Brasil, será recordada neste domingo, dia 17, na comunidade de São Victor, interior de Flores da Cunha. É onde ocorre o 1º encontro dos descendentes de Henrique Verdi e Carolina Corradi Verdi. A programação engloba missa às 10h30min, na igreja da localidade, seguida de almoço festivo.
Toda essa história remete ao ano de 1878, quando desembarcou no país o casal de imigrantes italianos Angelo e Luiza Verdi, acompanhado dos filhos Inocente, Dante, Adamo, Natalina e Ernesto, então com 10 anos. Tempos depois, Ernesto adquiriu o lote número 34 no Travessão Sete de Setembro, próximo ao Rio das Antas, onde constituiu família com Maria Longhi.
Conforme informações disponibilizadas pela organização do evento, o casal teve 12 filhos. E é em torno de um deles, Henrique Verdi, nascido em 1899, que gira o encontro deste domingo.
No então distrito de Nova Trento, Henrique casou-se com Carolina Corradi, nascendo dessa união 13 descendentes, todos na foto maior acima. Da esquerda para a direita, em pé, estão Rafael, Vitorio Fabrício, Amélia, Odila, Maria, Ângelo, Ernesto e Alcides Mário. Sentados aparecem Alice, Euclides, o patriarca Henrique, o Frei Valdemar, a matriarca Carolina, e os irmãos Tereza Olga e Plínio. A imagem, datada de 28 de dezembro de 1952, por ocasião da ordenação sacerdotal de Frei Valdemar, integra o acervo da família de Plínio Verdi.
Produção agrícola
Henrique e Carolina atuaram basicamente na vitivinicultura, comercializando o vinho produzido na propriedade da família em toda a região. A partir da década de 1930, o produto passou a ser entregue à Cooperativa Vinícola São Pedro, próximo à sede do município. Ambos faleceram em 1971. Eles estão sepultados na comunidade de São Victor, onde ocorre o encontro deste domingo.
Informações:
:: Contato: (54) 9990.42550, com Gilberto
Participe da coluna
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução e um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais:
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro da família Peruchin em Vacaria