Ocorre neste final de semana, dias 26 (sábado) e 27 (domingo), em Santa Rosa, o 5º Encontro da Família Rota (ou Rotta). Documentos de navios registram a chegada de 54 famílias com esses sobrenomes entre 1875 e 1910. Oriunda da Itália, a maioria se dirigiu para a Serra gaúcha e para o sul do Estado, mas alguns também foram para São Paulo e Minas Gerais, além de outros Estados, e até para a Argentina.
Ângelo Rota (abaixo), por exemplo, chegou à antiga colônia Conde D`Eu (atual município de Garibaldi) e, depois, mudou-se para Roca Sales. Ao todo, ele teve 13 filhos. Pietro Rota chegou com os filhos Pietro, Batista, Ângelo e João, em Roca Sales, e, posteriormente, em 1921, transferiu-se para Espumoso, onde a família se multiplicou e ajudou a desenvolver a região. Antônio Rota e o primo Leopoldo se estabeleceram em Santa Vitória do Palmar. Já os primos João, José e Estevão se fixaram em São Paulo.
Leia mais:
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Saiba mais
Informações sobre o encontro pelo whatsApp (51) 99173.0896 ou pelo e-mail marines.gosmann@gmail.com
Participe da coluna
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução e um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.