Em meados de 1885, milhares de imigrantes italianos, em buscas de novas possibilidades, aventuraram-se pelo atlântico. O italiano Giacomo Savi Mondo, nascido em 17 de Outubro de 1877, estava entre os primeiros da família a desembarcar. Filho de Vicenzo Savi Mondo e Luigia Bortoluzzi, realizou a viagem ao lado dos pais com apenas seis anos de idade. Com eles, estavam também o casal Francisco e Domenica Castellan, junto com a filha Maria, de 4 anos.
Quando cresceram, Giacomo e Maria casaram-se e tiveram treze filhos, sendo eles Vicente, João, Antônio, Bepe, Domingos, Tranquilo, Amélia, Luiza, Dozulina, Rosinha e Itália. A família residia, na época, na região do morro da Garuva, em Santa Catarina. Entre os trabalhos realizados por Giacomo Savi Mondo no Estado como construtor, destaca-se a primeira Igreja Católica de Morro da Fumaça, em 1915.
Na Serra
Em 1938, Giacomo, sua esposa e alguns dos filhos decidiram mudar-se para o Rio Grande do Sul, precisamente para um distrito na cidade de Vacaria chamado Pinhal da Serra. Os demais continuaram no estado de Santa Catarina. Em 1952, Giácomo feriu um dos dedos durante o trabalho, contraindo tétano e vindo a falecer. Após a morte do marido, Maria foi morar com os filhos, vindo a falecer com 91 anos de idade.
No último dia 4, a família celebrou essa trajetória durante o VII Encontro Nacional da Família Savi Mondo, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Catarina, em Caxias. A ocasião contou com a benção do Padre Renato Ariotti.