O desenvolvimento de Caxias do Sul foi construído por pessoas dedicadas e comprometidas com o bem estar social. Poucos municípios do país agregam uma grande diversidade produtiva, garantindo uma economia diversificada e atraentes oportunidades de empregos. Na terra da indústria vinícola e metalurgia, também prosperou fábricas têxteis, farmacêutica, química, bebidas, gráficas, madeireiras, vidraçaria, malharias e componentes automotivos.
No setor de vestuário, o Grupo Kalil Sehbe evidenciou-se como uma das principais organizações, cuja fundação realizou-se em 1927. A evolução desta empresa contou com a contribuição do jovem Alfred Sehbe, personagem que teve um papel relevante na administração.
Nascido em Boston, nos Estados Unidos, em 1911, Alfred era filho de Badia Abizaid e do libanês Kalil Sehbe. Apesar de ter vivido um dramático processo imigratório na infância, onde teve que enfrentar as fortes diferenças culturais entre Estados Unidos, Líbano e Brasil, Alfred integrou-se de alma e coração ao seu definitivo domicílio caxiense.
O jornalista Duminiense Paranhos Antunes, na obra Documentário Histórico de Caxias do Sul (1950), dedicou uma página ao laborioso Alfred Sehbe, que surpreendeu a sociedade caxiense ao morrer na plenitude de sua gestão na empresa familiar, no dia 16 de junho de 1946.
Marca Alfred no topo da empresa
A presença física de Alfred Sehbe deixou familiares e amigos no auge de sua vida. No entanto, o reconhecimento pelo empresário acabou transformando-se numa marca famosa da indústria caxiense. No majestoso edifício inaugurado em janeiro de 1951, a emblemática marca estava fixada na fronte do prédio localizado na rua Sinimbu com Marechal Floriano. Posteriormente, também denominou uma rede de hotéis em Caxias, Porto Alegre e Torres. Hoje, uma rua do bairro Cristo Redentor homenageia o americano, descendente de libaneses.
Alfred no mundo da moda
A etiqueta Alfred orgulha a história do vestuário caxiense. Milhões de peças de roupas com esta marca vestiram pessoas no Brasil e no Exterior. O nome Alfred, que prosperou no mercado mundial, talvez tenha uma relação com a circunstância do imigrante homenageado, que na infância fez longas travessias com sua família, fugindo da guerra e adversidades e buscando sossego para trabalhar e construir uma Caxias exuberante. Na imagem, percebe-se o estande com os produtos Alfred na Festa da Uva de 1986.