A trajetória de Getúlio Vargas (1882-1954) está associada à intensa mudança política do Brasil. Governador do Rio Grande do Sul, líder da revolução de 1930 e presidente do Brasil, o gaúcho Getúlio Vargas implantou uma nova mentalidade jurídica na educação, indústria e trabalho.
Sua primeira passagem por Caxias do Sul remonta à época em que governava o Estado, em 1928. Naquela ocasião, visitou vinícolas, o Moinho Germani e o Lanifício São Pedro. Certificado do potencial econômico caxiense, decidiu que a Estrada Federal passaria pelo município, em 1940.
Em outubro de 1950, quando estava concorrendo à presidência da República, Getúlio Vargas viveu um de seus raros momentos de tranquilidade no sítio de Romano Facchin, em São Marcos da Linha Feijó. Na foto acima, o político está sentado com o casal Olinda Mantese e Romano Facchin.
No colo de Getúlio, percebe-se a garota Niceli Fedrizzi, que hoje reside nos Estados Unidos. Elda, Dilva, Ilda, Zeno, Nelson, Eduardo Manteze, o governador Ernesto Dornelles (em pé), Neuza, Vilma e os meninos Gelson e Joecir ( à frente) compõem a imagem, que associa a família Facchin à história de Getúlio Vargas.
Leia mais:
Família de Batista Giovanni Facchin em 1918
Caxias recebe Getúlio Vargas em 1928
Os relatos dos caxienses que encontraram Getúlio Vargas
Memórias de Nelson Facchin
Nelson Facchin, 83 anos, filho de Romano Facchin, foi um personagem que esteve presente na visita de Getúlio Vargas à sua casa. Nelson recorda que naquela época servia o quartel. Getúlio Vargas recebeu afagos de todos os seus familiares e almoçou.
Percebia-se que o político gostava da simplicidade rural. Ao final da tarde, após se despedir, acabou esquecendo um charuto e o chapéu. Nelson salienta que este detalhe marcou sua memória, porém os objetos acabaram se perdendo no tempo.
Bate-papo com lideranças
No flagrante acima, percebe-se o prefeito Luciano Corsetti, Vargas e Romano Facchin. Vargas viria novamente a Caxias do Sul na Festa da Uva de 1954. Ele inaugurou o Monumento Nacional ao imigrante e o pavilhão da Feira industrial, atual Centro Administrativo.
Leia mais:
Presidente Eurico Gaspar Dutra visita a Festa da Uva de 1950
Festa da Uva de 1954: lembranças escritas à mão
A festa interminável de 1954
Vargas e correligionários
Na propriedade, Romano Facchin cultivava uvas, cujas variedades foram premiadas em diversas edições da Festa da Uva. Romano era também inspetor de estradas. Sua afinidade com políticos propiciou a visita de Getúlio Vargas, fundador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Na foto acima, percebe-se os petebistas e familiares de Romano Facchin posando com Vargas. Entre a comitiva que participou na campanha eleitoral, destacaram-se o prefeito Luciano Corsetti e o vereador Ruben Bento Alves.
* Este post reproduz o conteúdo da matéria publicada originalmente em 15 de agosto de 2014 pelo repórter fotográfico Roni Rigon.