Descendentes dos pioneiros imigrantes italianos Victório e Fortunata Susin estarão em festa neste fim de semana, em Ana Rech. A comemoração tem um motivo bastante especial: os 100 anos de Maria Susin Suliani, filha do casal. Maria deve festejar o aniversário ao lado da irmã Catarina, 93 anos – as duas são as únicas remanescentes dos 12 filhos de Victório e Fortunata.
A história da família Susin em Caxias do Sul inicia-se em 1876, com a chegada de Angelo Susin e Maria Anna Maccagnan, juntamente com o filho Victório, à época com seis anos. Segundo relatos de familiares, o trio, oriundo de Feltre, na Itália, estabeleceu-se nas barrancas abaixo da ponte do Rio São Marcos.
Em finais do século 19, Victório constituiu família com Fortunata e, juntos, tiveram 12 filhos – entre eles Maria, Catarina e João Avelino, o primogênito. Victório faleceu em 1955 e Fortunata, em 1963.
Maria, a filha aniversariante deste domingo, casou-se com Angelo Suliani em 27 de agosto de 1938, conforme registro abaixo. Eles tiveram cinco filhos: Lourdes, Analice, Irma, Valdir e Natalino – os três últimos já falecidos. Na imagem que abre a reportagem vemos Maria ao lado do sobrinho, o padre Aleixo Susin, 88 anos, atuante em Brasília.
Ramificações de uma história centenária
João Avelino, filho de Victório e Fortunata, nasceu em julho de 1903. Foi morar em Ana Rech ainda na juventude, onde aprendeu as profissões de sapateiro e, mais tarde, de barbeiro – essa última atividade ele exerceu até falecer, em fevereiro de 1965.
João Avelino casou-se com Josephina Buffon em 1926. Juntos, eles tiveram oito filhos: o sacerdote Aleixo, 88 anos; Elyria, 86; Elmira, 83; Valter, 81, professor e ex-vereador; e Valdir, 77 anos, sacerdote no Equador. Três deles já são falecidos: Nelson, Luiz e Dalvi.
Na foto abaixo, a família de João Avelino e Josephina em novembro de 1948. A partir da esquerda, em pé, estão Valdir, Valter, Elmira, Aleixo, Elyria e Nelson. Sentados, o patriarca João Avelino, o menino Luiz (ao centro), e a matriarca Josephina, com Dalvi no colo.
50 anos de sacerdócio
Dia 10 de julho, padre Valdir, filho de João Avelino e neto de Victório, celebrará 50 anos de sacerdócio com missa, na Igreja Matriz de Ana Rech.
Parceria
Informações desta coluna são uma colaboração de Alana Fernandes e do leitor Valter Susin.