No próximo domingo, dia 8 de maio, o casal Victório e Clementina Webber estaria completando 90 anos de união. E pegando carona nesta data, a família programou para o dia 15 um encontro buscando celebrar e homenagear uma história iniciada em 8 de maio de 1926.
Conforme relatos da neta Karina Stela Menetrier, Victório Webber nasceu no dia 20 de abril de 1902, na Capela Nossa Senhora do Rosário da 7ª Légua, em Caxias do Sul. Ele era filho dos imigrantes Manoel Webber e Joanna Seben Webber (falecida em 1904, quando Victório tinha apenas dois anos) e teve outros seis irmãos: Ernesto, Agostinho, João, Genoveva, Maria e Virgínia.
140 anos de imigração italiana: encontro da família Pisetta
Aos 24 anos, Victório casou-se com Clementina Pessoli, filha dos imigrantes Máximo Pessoli e Angelina Paviani Pessoli e nascida em 22 de dezembro de 1902. O casamento foi realizado na Igreja Matriz de Ana Rech pelo padre. Gialdini, no dia 8 de maio de 1926 – a partir daí, o casal passou a residir no Travessão Leopoldina, atual bairro Serrano. Da união nasceram nove filhos: Odila (in memoriam), Julieta (in memoriam), Orlando, Nadir (in memoriam), Angelina, Joanna, Therezinha, Cecília e Máximo (in memoriam).
140 anos de imigração: encontro da família Lazzaretti
Victório e Clementina chegaram a completar Bodas de Ouro em 1976. O patriarca faleceu em 4 de janeiro de 1979, pouco antes de completar 77 anos Clementina faleceu em 1º de junho de 1992. Ambos estão sepultados no cemitério de Ana Rech.
A família na década de 1970
Na foto maior que abre a reportagem, a comemoração das bodas de ouro de Victório e Clementina em maio de 1976. Atrás, em pé, vemos os casais Nadir Webber e Irma Baldasso, Máximo Webber e Lucinda Scariot, Odila Webber e Valdemar Rech, Julieta Webber e Alcides Sachet, Apolonia Dal Prá e Orlando Webber, Angelina Webber e Elói Zago, e Joanna Webber e Waldir Menetrier. Sentados estão Cecília Webber e Avani Baldasso, Victorio e Clementina e Therezinha Webber.
140 anos de imigração italiana: encontro da família Chies
Na imagem abaixo, de maio de 1971, Victório e Clementina com as filhas Joanna, Odila, Therezinha, Angelina, Julieta (com o filho Máximo), o genro Elói Zago e os netos Helena, Cláudia, Jaqueline, Luciane, Alcides, Diego, Neri, Adelar, Nei e Nolci.
O encontro
Além dos nove filhos, o casal teve 35 netos, 54 bisnetos e 11 tataranetos. Boa parte deles deverá estar presente no encontro do dia 15, previsto para ocorrer no restaurante Meu Galpão, em São Brás de Ana Rech. Mais informações pelo fone (54) 8151.2830, com Karina.
Atuação
Victório Webber sempre dedicou-se à agricultura e também foi sócio fundador da então Cooperativa Agrícola de Ana Rech. Ele dá nome a uma escola estadual no bairro Serrano e também a uma rua no bairro Capivari.
Confira outras publicações da coluna Memória