Bom Dia! Setembro nos traz ânimo e colorido... Logo mais, os sabiás vão cantar, os jardins ficarão floridos... Que a primavera possa acontecer dentro de cada um de nós... Enquanto isso, vamos vibrar com a Semana da Pátria... Feliz dia!
“Ter saúde mental não é sobre ser feliz o tempo todo, mas sobre aprender a lidar com a tristeza, a raiva e outras emoções difíceis de forma saudável.” (Gabor Maté).
O processo de evolução não deixa ninguém à margem. De um jeito ou de outro, estamos inseridos e envolvidos neste universo de avanços e de novos horizontes. Penso muito nas relações humanas: será que estamos crescendo ou retrocedendo? A saúde mental está necessitando de uma atenção mais pontual, pois muitos já estão adoecendo. Não se trata de ser feliz o tempo todo, mas de aprender a lidar, de forma saudável, com a tristeza, a raiva, a decepção e outras emoções difíceis. Ninguém consegue fugir da tristeza.
Até podemos relativizá-la, mas ela, cedo ou tarde, se apresenta porque faz parte da existência humana. Não são poucos os que se inclinam diante das dificuldades e não fazem nenhum esforço para promover a transformação. É comum querer entregar aos outros os nossos momentos tristes ou difíceis. No entanto, assim como a felicidade, a tristeza nos pertence e temos que exercitar a convivência e a superação. Algumas pessoas são mais habilidosas com o universo dos sentimentos, pois não se deixam atingir por nada. Quem é mais sensível pode até sofrer mais, mas é capaz de sentir de uma forma única e incrível.
A prevenção da saúde mental se dá através das pequenas coisas de cada dia: um sorriso, um abraço, um sentimento de leveza e uma certeza: tudo vai ficar bem. Querer ser feliz o tempo todo é uma exigência que foge do alcance humano, uma vez que somos feitos de alternâncias. Momentos difíceis se misturam com situações de plena alegria: assim é a normalidade da vida. A caminhada existencial me possibilitou um aprendizado, que considero especial: a espiritualidade tem um papel extraordinário na construção da saúde mental.
As pessoas que dedicam tempo à espiritualidade acabam administrando levemente as diferentes situações do cotidiano. O ritmo do mundo é autônomo. Cabe a cada um de nós lidar com a preservação da saúde emocional e mental. Todos os dias podemos e devemos aprender a cuidar da nossa saúde como um todo. Afinal, viver é muito bom.
Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!