Um prédio público que era conhecido pelo consumo indiscriminado de drogas no bairro Esplanada ganhou uma nova cara com a força de voluntários. O espaço, que manteve o antigo Mercado Castilhos por mais de 20 anos, começou a deixar de abrigar dependentes químicos e de oferecer perigo à população ainda em 2014, quando o frei Jaime Bettega percebeu que a área estava abandonada. Com a ideia de construir um lugar dedicado aos idosos naquele bairro, ele acionou o grupo de voluntários ligados à Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) e começou a planejar a construção do Centro de Convivência Paz e Bem.
Confira as últimas notícias
Depois de solicitar a ocupação do prédio à prefeitura, os envolvidos, cerca de 40, iniciaram a busca por doações. Areia, tinta e demais materiais de construção foram conseguidos por meio de ações, como o Bazar do Bem, e com a ajuda de empresas e pessoas que se identificaram com a causa. No espaço, que ao lado abrigará uma unidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, serão oferecidas diversas atividades, sob orientação de psicólogos e assistentes sociais, além de atendimento odontológico.
- Vi aqui um espaço para desenvolver o bairro, que sofre com a drogadição. Resolvemos agir com as nossas forças, sem esperar tanto do poder público. Nos espelhamos no sucesso que tivemos com os idosos que necessitavam de atenção e cuidado no São Caetano. Há dois anos, mantemos lá o Centro de Convivência Capuchinhos, também erguido por meio de doações, e que atende mais de 100 pessoas - explica Bettega.
A previsão é de que o Centro de Convivência Paz e Bem comece a funcionar no final de março, inicialmente selecionando os idosos que participarão das atividades. A parte estrutural do prédio, com quase 700 metros quadrados, está pronta, faltando apenas acabamentos, de acordo com a arquiteta Carla Todescato, voluntária e responsável técnica pela obra e pelo projeto ao lado de Leonardo Bernardi. O grupo se mobiliza agora para conseguir o mobiliário e os equipamentos para a entidade.
- O projeto buscou soluções para deixar a edificação acolhedora aos idosos. Queremos que eles tenham vontade de vir até o Centro e que se sintam bem e protegidos aqui - espera Carla.
Bom exemplo
Prédio que abrigará instituição para cuidar de idosos em Caxias foi construído com doações
O espaço, no bairro Esplanada, manteve o antigo Mercado Castilhos por mais de 20 anos
GZH faz parte do The Trust Project