O número de pessoas que conquistaram o reconhecimento da sua cidadania italiana aumentou quase 10% em 2022. É o que afirma a Fundação Iniciativas e Estudos sobre a Multietnicidade (Ismu).
Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, cerca de 25 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos, chegados ao país principalmente entre as décadas de 1870 e 1960.
Essa ligação direta com o país europeu dá a essas pessoas o direito de solicitar a cidadania italiana e desfrutar dos mesmos benefícios que um cidadão local. Muitos descendentes, no entanto, sequer sabem dessa possibilidade ou acabam por dar entrada no pedido por conta própria e esperam mais de uma década para o resultado.
Há, contudo, uma forma de agilizar muitas etapas do processo e diminuir consideravelmente o tempo de espera para ter o passaporte italiano em mãos e escolher uma assessoria é um dos passos fundamentais para que isso aconteça.
David Manzini, CEO da Nostrali – escritório de cidadania italiana com atuação nacional – explica quais critérios avaliar na hora do descendente escolher uma empresa para ajudar no processo.
– Antes de escolher uma empresa, é importante pesquisar sobre a reputação dela e ver o que clientes dizem a respeito do atendimento e acompanhamento ao longo do processo – comenta.
Além disso, ele enfatiza que reconhecer a cidadania italiana é algo burocrático, por isso, o descendente deve verificar se o escritório que ele pensa em contratar possui a autoridade e respaldo necessários.
– O reconhecimento da cidadania italiana é um processo jurídico que requer muita atenção aos detalhes, para que o cliente não corra nenhum risco de perder o processo por um descuido da empresa. Por isso, escolher uma empresa de respaldo assegura a celeridade do processo – salienta.
Manzini comenta que o atendimento personalizado também é um ponto que faz total diferença para o cliente.
– A pessoa quer se sentir acolhida e ter segurança de que fez o investimento na empresa certa. É por causa disso que na Nostrali nós procuramos fazer sempre um atendimento humano e personalizado, focado 100% em resolver as dificuldades do cliente e dar o máximo de garantias e atualizações sobre o andamento do processo – pontua.
Por fim, Manzini destaca resultados que qualificam a empresa como uma escolha confiável para o reconhecimento da cidadania italiana.
– Ao longo de toda a nossa história, a Nostrali já concluiu mais de 15 mil processos, com uma taxa de sucesso de 100%. Isso é resultado de muito empenho e dedicação ao pedido de cada cliente e mostra a seriedade do nosso trabalho – conclui.
Sobre a Nostrali
A Nostrali atua como escritório de cidadania italiana no Brasil e atende pessoas de todos os cantos do país. Além disso, conta com uma sede própria na Itália, para dar agilidade a uma série de procedimentos e prestar o apoio necessário aos brasileiros que optam por reconhecer a cidadania diretamente na Itália.