O setor de Casa e Decoração andou na contramão de outros mercados, que recuaram durante a pandemia de covid-19. Uma vez que os brasileiros passaram a ficar mais tempo no lar, surgiu o desejo de melhorar o visual dos ambientes internos ou procurar por itens mais confortáveis ou práticos. Com isso, a área apresentou 100% de crescimento entre 2019 e 2020, segundo dados da agência Conversion. Neste ano, a previsão de alta é de 86%.
De olho nesse novo comportamento do mercado, a Lojas Quero-Quero decidiu ampliar suas categorias, passando a oferecer também produtos de decoração para a casa. A principal novidade, contudo, está na forma que o novo portfólio é apresentado.
A experiência chamada de Loja Infinita é, na prática, um tour virtual com mais de 20 mil produtos. O cliente pode fazer o tour tanto pelo site como em uma unidade física da Lojas Quero-Quero, por meio de um totem. A partir daí, a ferramenta permite passear por todos os corredores e dar zoom nos itens. Ao se interessar por algum deles, o consumidor pode comprá-lo e recebê-lo em até cinco dias úteis.
Uma das vantagens de adotar esse tipo de tecnologia é a possibilidade de renovar detalhes da casa com uma variedade maior do que se teria na loja física. A seguir, veja dicas para aproveitar ao máximo os recursos de decoração.
1. Cortinas e tapetes
Mudar a cor e o modelo de cortinas e tapetes pode trazer um novo visual para o cômodo. Nesse contexto, os principais cuidados que você deve tomar para não errar nas peças são harmonizar os acessórios com a decoração do ambiente e escolher medidas adequadas.
2. Iluminação
Com iluminação é possível renovar a casa de duas formas. Mudar a coloração das lâmpadas, por exemplo, pode dar uma nova vida aos ambientes. Em áreas como quarto e sala, a dica é usar luzes mais amareladas e iluminação indireta, que ajudam na sensação de conforto. Em cômodos como banheiro e cozinha, por sua vez, a tonalidade branca traz mais funcionalidade ao ambiente.
Quando o assunto é decoração, abajures, luminárias de mesa e de piso, lustres ou pendentes são ótimos componentes. Aqui, a melhor escolha vai depender do estilo de cada casa. Opte por peças que harmonizem com o resto do ambiente.
3. Caixas organizadoras
Quem tem pouco espaço dentro de casa para organizar seus pertences pode usar caixas para otimizar cada centímetro. Além de ajudar na arrumação, esta dica protege os itens da umidade e do acúmulo de poeira.
Na hora da compra, vale a pena optar por caixas feitas em plástico transparente ou que tenham espaço para etiquetas. Assim, você consegue visualizar o que tem dentro de forma prática, sem a necessidade de bagunçar tudo.
4. Pequenas decorações
Pequenos objetos de decoração, a exemplo de almofadas, vasos, quadros e espelhos, não ocupam muito espaço, mas podem emprestar charme ao ambiente. Isso sem contar que cada um desses itens tem o poder de exprimir a personalidade, os gostos e o estilo de vida dos moradores, transformando a casa em um lar bastante original.
5. Área da churrasqueira
A Loja Infinita, na Lojas Quero-Quero, oferece os produtos que você precisa para montar uma área de lazer dos sonhos. Além de churrasqueiras pré-moldadas, é possível encontrar uma série de espetos e tábuas. Os acessórios não apenas ajudam no preparo das carnes, mas também decoram o ambiente.
Outros benefícios
Mais do que ajudar com as decorações, o novo portfólio da Lojas Quero-Quero tem como objetivo levar essa variedade de produtos a gaúchos que não têm grandes home centers perto de casa. A ideia é que os clientes economizem tempo e dinheiro ao não precisarem se locomover até centros urbanos sem a garantia de que vão encontrar aquilo que procuram.
É válido destacar também que, nas lojas físicas, os clientes que usam os totens contam com a ajuda de um vendedor e têm acesso a amostras de alguns produtos, como papéis de parede. Assim, é possível ter uma ideia mais aprimorada de como é o produto de fato.
Em um primeiro momento, os totens da Loja Infinita estão disponíveis em 45 cidades do estado. São elas: Anta Gorda, Antônio Prado, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Arvorezinha, Barros Cassal, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Cachoeira do Sul, Cambará do Sul, Candelária, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Lajeado, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Prata, Pântano Grande, Paraí, Paverama, Rio Pardo, Roca Sales, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos, Serafina Corrêa, Sinimbu, Sobradinho, Taquari, Teutônia, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz e Veranópolis.
A expectativa da Lojas Quero-Quero é oferecer a experiência em todas as filiais da rede até os primeiros meses do ano que vem.