O ano de 2022 promete ser bem especial para o violonista argentino Lucio Yanel. É que ele está completando 60 anos de trajetória musical e também 40 anos de sua chegada ao Rio Grande do Sul – nos últimos tempos, para a nossa sorte, encontra-se radicado em Caxias do Sul. Para celebrar essa convergência de datas, o violonista e pesquisador José Daniel, autor da obra O Violão Pampeano de Lucio Yanel: memórias de um fazer musical no Sul do Brasil, convocou um encontro especial no maior portal de violão do país.
A homenagem será realizada no formato de live, nesta quarta (9), às 19h, no YouTube e Facebook do Acervo do Violão Brasileiro. Além de José Daniel e do próprio Lucio Yanel, já confirmaram presença músicos como Daniel Sá, Fernando Graciola, Gabriel Selvage, Mauricio Marques, Thiago Colombo e o eterno pupilo do violonista argentino Yamandu Costa. A mediação será do produtor Alessandro Soares.
A live também vai marcar o lançamento oficial do livro escrito por José Daniel, custeado via edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas. Assim como a obra, o encontro virtual também vai destacar o gigante legado artístico deste querido talento de Corrientes.