A Serra está na rota da nova edição do projeto Câmera Causa na Escola, iniciativa que tem o cineasta Gustavo Spolidoro como um de seus idealizadores e leva oficinas de audiovisual para adolescentes estudantes da rede pública. Entre as propostas exploradas estão curtas de ficção, documentários, clipes, reportagens, tutoriais e animações – utilizando dispositivos móveis que estão ao acesso de todos.
Viabilizados por meio do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, esses encontros da gurizada com linguagens audiovisuais ocorrem em 12 instituições de ensino de 12 cidades do interior. Depois de rodar por Esteio, Sapucaia do Sul, Alvorada e Cachoeirinha, agora chegou a vez de Bento Gonçalves e Farroupilha serem contempladas. Desta segunda (4) até quarta (6), o projeto visitará as escolas C.E. Landell de Moura e o Colégio Estadual Farroupilha.
O Câmera Causa na Escola é uma ramificação do Câmera Causa, projeto de empoderamento audiovisual que surgiu em 2018. A ideia é importante porque incentiva o contato de grupos que queiram dar mais visibilidade às suas bandeiras utilizando as ferramentas mais acessíveis do cinema.
Spolidoro e o também realizador Lucas Heitor Beal Sant’Anna conduzem os encontros presenciais e, depois, professores e estudantes contam com uma consultoria online para ajudar nos projetos. Até o fim de outubro, as aulas passarão ainda por escolas de Pelotas, Rio Grande, Tramandaí, Capão da Canoa, Cruz Alta e Ijuí.
Vale ficar atento porque o encerramento do Câmera Causa na Escola vai promover um festival online com exibição de todos os filmes desenvolvidos ao longo do projeto. As sessões, previstas para dezembro, vão rolar no canal do Câmera Causa no Youtube.