Apesar do momento complicado para a produção de audiovisual e outras linguagens artísticas, o Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha (CineSerra) comemora o maior número de inscritos até agora. Marcada para ocorrer de 12 a 27 de junho, a oitava edição contabiliza 131 trabalhos enviados, entre curtas, videoclipes e webséries. Uma particularidade interessante é que apenas 14% dos projetos inscritos foram finalizados anteriormente ao início da pandemia, prova de que a produção audiovisual gaúcha não ficou estagnada neste tempo.
A categoria com maior número de inscritos foi a de curtas de ficção no certame estadual. Aliás, neste ano o CineSerra conta com inscritos vindos de 30 cidades, evidenciando a importância conquistada para além da região serrana. No certame regional, o festival conta com 26 videoclipes, 17 ficções e seis documentários inscritos.
Viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) municipal, o CineSerra pretende realizar exibições em Caxias, Porto Alegre, Torres, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Cotiporã.