O Instituto de Leitura Quindim (ILQ) já está com tudo pronto para realizar a segunda edição do Entre a Espada e a Rosa – 2º Seminário de Debates sobre o Dia Internacional da Mulher, que começa na próxima segunda-feira com uma série de atividades online e gratuitas.
O encontro pretende discutir assuntos pertinentes ao universo feminino com nomes de grande representatividade como os das escritoras indígenas Graça Graúna e Eliane Potiguara, da pedagoga indígena Raquel Kubeo, da vereadora caxiense Denise Pessôa, das escritoras Maria Valéria Rezende, Natália Borges Polesso e Alessandra Rech, da vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris, da especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Marcie Ramos, entre outras mulheres expoentes em suas áreas. A homenageada deste ano será a deputada federal Benedita da Silva, primeira mulher negra no Congresso Nacional e autora da Lei Aldir Blanc.
A programação segue até o dia 14 de março, com transmissão pelas redes sociais do ILQ. As conversas irão começar sempre às 19h, com exceção da atividade sobre a obra A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, que ocorre às 15h do dia 14. Vale ressaltar que quem quiser receber certificado de participação precisa se inscrever clicando AQUI.
Abaixo, confira todas as atividades e programe-se para acompanhar:
- Dia 8 - Mulher Indígena na sociedade contemporânea – Graça Graúna e Eliane Potiguara. (Mediação: Raquel Kubeo)
- Dia 9 - Mulher negra nos espaços da política pública – homenageada à deputada federal Benedita da Silva. (Mediação: vereadora Denise Pessôa)
- Dia 10 - Mulher e Literatura – Maria Valéria Rezende e Natália Polesso. (Mediação: Alessandra Rech)
- Dia 11 - Mulher e Educação – Cláudia Constin e Pilar Lacerda. (Mediação: vice-prefeita Paula Ioris)
- Dia 12 - Mulher e Gênero – Ana Thomas Terra e Tom Grito. (Mediação: Marcie Ramos)
- Dia 14 – Leia Mulheres* – Leitura e discussão da obra A moça tecelã, de Marina Colasanti. (Mediação Roberta Saldanha)
*Leia Mulheres acontece mensalmente em diversos municípios do Brasil, onde os grupos se reúnem em suas cidades para discutirem livros escritos por mulheres. Em Caxias do Sul, o projeto é mediado por Roberta Saldanha.