O premiado escritor angolano Ondjaki (foto) será o primeiro convidado do projeto Quintal da Língua Portuguesa, uma parceria do caxiense Instituto de Leitura Quindim com o Bichinho do Conto (Portugal) e a Kacimbo Produção Cultural (Angola). A iniciativa vai proporcionar encontros online para discutir as interfaces culturais e artísticas do universo da produção literária nos países que falam português.
Vale abrir um parêntese aqui para contar que o projeto foi criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas que incluía Volnei Canônica, presidente do Quindim. A ideia agora é retomar os encontros — ainda que somente no ambiente virtual — explorando a troca de ideias, experiências e sotaques. A curadoria do Quintal inclui nomes como o da portuguesa Mafalda Milhões.
O encontro capitaneado por Ondjaki será no dia 13 de fevereiro, sempre às 14h (que em Lisboa será 17h e em Luanda 18h). Além dele, o Quintal da Língua Portuguesa também já confirmou participações do autor português Afonso Cruz, no dia 13 de março; e da poeta pernambucana Cida Pedrosa, no dia 10 de abril. As inscrições podem ser realizadas pelo link. Cada encontro vai custar R$ 50 ou R$ 25 (conveniados das entidades parceiras Senalba, Sinpro e Sindserv Caxias). Ex-alunos dos cursos do Quindim podem solicitar desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.