Três dias antes do que seria o prazo final para o repasse dos recursos provenientes da lei Aldir Blanc, mais da metade dos 3,1 milhões recebidos pela cidade do governo federal ainda não foi entregue a artistas e produtores culturais da cidade. A incerteza com relação aos pagamentos motivou um novo protesto em frente à prefeitura, nesta segunda (28). Cerca de 50 pessoas se reuniram por lá a fim de cobrar agilidade no processo e de evitar que a verba corra o risco de ser devolvida à União.
A Secretaria da Cultura de Caxias divulgou, um pouco antes de a manifestação começar, uma lista com 291 projetos habilitados para a segunda fase da Lei Aldir Blanc, que pretende injetar R$ 1,7 milhão (que sobraram dos R$ 3,1 milhão) na cultura da cidade. Mesmo assim, a dúvida é sobre quando as propostas serão premiadas e receberão, de fato, a verba para serem executadas.
— Tem pessoas já executando os projetos sem ter recebido. O pessoal do departamento de fomento disse que o prazo para as apresentações foi ampliado até o dia 31 de janeiro, mas não temos isso documentado — disse a bailarina e cantora Uyara Camargo.
A falta de comunicação entre a comunidade cultural e as lideranças do processo da Aldir Blanc na cidade também é um fator agravante, segundos os manifestantes.
— A insegurança e a falta de informação clara e oficial é que estão gerando este movimento todo — apontou a atriz e diretora Zica Stockmans.
Mais no final da manhã, cinco representantes do grupo foram recebidos pela secretária da Cultura, Luciane Perez, e pelo vice-prefeito, Edio Elói Frizzo. Jéssica Viganó foi uma das artistas que esteve em contato com o Executivo e repassou alguns direcionamentos informados na reunião. Veja abaixo:
Prazos
Nesta segunda e terça: prazo para os proponentes do edital mais recente da Aldir Blanc (229) entrarem com possível recurso.
Nesta quarta: sai a lista de projetos premiados no edital mais recente (229) e será realizado o empenho.
Nesta quarta: artistas premiados no edital 186, destinado a seleção de propostas artísticas e culturais inéditas, devem receber seus pagamentos.
1ª semana de janeiro: premiados do edital 229 devem receber seus pagamentos.
Até 31 de janeiro: execução dos projetos aprovados no edital 186.