Uma nova manifestação articulada pela comunidade cultural caxiense foi realizada na tarde desta quinta (24), em frente à prefeitura de Caxias. A ação foi motivada pela demora nos pagamentos de recursos provenientes da lei Aldir Blanc na cidade. Muitos artistas e produtores que tiveram seus projetos aprovados ainda na primeira etapa da aplicação da lei de emergência cultural ainda não receberam os depósitos. Num total, Caxias recebeu mais R$ 3 milhões da Aldir Blanc.
— O pessoal está com muitas incertezas e se sentindo bastante desrespeitado. Existe um risco imenso de o dinheiro voltar para a União e isso motivou o pessoal — disse Kamila Bazzo, produtora cultural e psicóloga com atuação no coletivo Fluência Casa Hip Hop.
Outra preocupação urgente é com relação ao pagamento da segunda fase de aplicação da lei. Até as 17h desta quinta, a lista com as propostas habilitadas ainda não havia sido divulgada. No total, foram 591 inscritos.
— O dinheiro precisa ser entregue aos artistas até o dia 31 de dezembro ou será devolvido, essa é única informação que nós temos — apontou Kamila.
A prefeitura esteve fechada durante a ação. Além de Kamila, outras pessoas entre os cerca de 50 presentes usaram o microfone para se manifestar. O grupo também fez coro à canção Cadê o Dinheiro?, criada pelo artista Zeca Duarte.
Uma nova manifestação dos artistas está marcada para as 10h da próxima segunda (28), novamente em frente à prefeitura.