O patrocínio da Fundação Marcopolo para o novo livro de Carlos Henrique Iotti também vai incluir o autor no Projeto Escolas, iniciativa muito bacana da empresa que, em 2020, beneficiará as instituições educacionais Tancredo Neves e Rosário de São Francisco. As ações ocorrem com todas as séries, envolvendo diversas atividades sociais, culturais e de formação. O livro Céu de Brigadiano será objeto de estudo dos alunos do 7º, 8º e 9º anos. Entre outubro e novembro do ano que vem, Iotti ministrará duas palestras em cada uma das escolas, iniciando a gurizada no mundo dos quadrinhos.
– Esse projeto é único e a vinda do Iotti vai ser um sonho. Os pais e alunos que são tocados pelo projeto mudam muito de atitude, se aproximam da escola, ajudam os colegas e professores, começam a ter outros tipos de sonhos, conseguem ver outras possibilidades. Vai ser um novo abrir de horizontes – disse Geane de Gasperi Bagatini, vice-diretora do Rosário.
Para Iotti, a maior expectativa em participar do projeto Escolas é defender que os estudantes não desistam dos sonhos.
– As primeiras vezes que fui mostrar meus desenhos, eu ia nos jornais. Aqui em Caxias tinha três jornais, o primeiro me disse “não”, o segundo me disse “não”, e o terceiro me disse uma coisa diferente, era dos freis capuchinhos, e me disse “non” (risos). Mas eu não desisti e é isso que quero mostrar para essa gurizada. Os sonhos não são imediatos, tu não pode desistir no teu primeiro não. Outra coisa que quero falar é sobre a importância da leitura, o combustível do cérebro. Eu comecei desenhando porque eu lia muito – defendeu.