Uma exposição artística que será aberta nesta quinta, às 16h, no segundo piso da prefeitura, celebra duas importantes datas do calendário: o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela (importante líder quilombola brasileira). A curadora Tânia Mara Bettiol Venzon explica que convidou artistas de Caxias, Flores da Cunha e Bom Jesus para retratar a beleza e a força da mulher negra usando diferentes técnicas.
- Essas datas (ambas comemoradas em 25 de julho) são muito importantes no Brasil, lembram toda a história da escravidão e da luta que permanece até hoje. Mas, na exposição, não queria focar tanto no sofrimento. Pedi aos artistas trabalhos que focassem na beleza, em como essas mulheres são guerreiras. Daí surgiu o nome da mostra: magnitude - conta Tânia, responsável também por dois quadros na exposição, entre eles, um retrato de Dandara dos Palmares.
Leia Mais:
Escola de Bento homenageia Vinicius de Moraes e conquista filha caçula do poeta
3por4: Dreamland Museu de Cera apresenta réplica de Renato Aragão, em Gramado
A exposição conta com 29 quadros, além de esculturas e trabalhos em pintura de vidro assinados por artistas senegaleses. Visitação pode ser feita até o dia 28 de julho, com entrada franca, nos horários de funcionamento da prefeitura. No dia 25 de julho, às 16h, a ex-coordenadora de Igualdade Racial Alessandra Pereira vai palestrar sobre cultura africana e mulher negra também no segundo piso da prefeitura. Na ocasião, haverá ainda contação de história sobre Esperança Garcia, que escreveu uma carta histórica relatando os horrores da