Dos nove livros já publicados por Pedro Guerra, nenhum é tão autobiográfico quanto Vício, lançado ano passado. Escrita à mão, sem capa, recheada de mensagens personalizadas e ilustrações de próprio punho, a obra trouxe ao público um mosaico de sentimentos. Nas palavras do próprio autor, “um livro de remendos, de cicatrizes, de machucados".
Sucesso entre os fãs, Vício serviu de inspiração para o espetáculo solo Eu Fui o Teu Erro Mais Bonito, com sessão única nesta sexta-feira (26), na Casa da Cultura. E mesmo que o título seja uma frase pinçada do livro, não pense que estamos falando de uma simples adaptação para os palcos. Afinal, além de fazer um tributo às diversas formas de amor, o escritor promete interagir com a plateia, ao melhor estilo conversa de amigos.
— O livro gira em torno dos sentimentos que as pessoas nos causam e trata do amor em todas suas formas. Não só a paixão, mas também o amor de pai e mãe, o amor dos amigos… A peça não poderia ser diferente, um tributo a esse sentimento e a como ele nos transforma — revela o autor.
Eu Fui o Teu Erro Mais Bonito também marca o retorno de Pedro Guerra aos palcos. Em março, o caxiense lançou a coletânea de crônicas Todo o Bullying da Minha Vida com peça homônima que lotou duas sessões no Teatro Pedro Parenti e ainda circulou por escolas de Caxias do Sul, Dois Irmãos e Nova Bassano, atingindo mais de três mil espectadores.
— Eu não me imaginava fazendo teatro, mas acabei gostando. Minha primeira peça surgiu apenas para ser um lançamento diferente de um livro — confessa Pedro, sem descartar outros projetos para o teatro no futuro.
Concurso e livro novo
Abraçando cada vez mais a vocação para formar novos leitores, Pedro Guerra também se aventura na formação de autores. Seguem abertas até dia 31 de julho as inscrições para a terceira edição do concurso literário idealizado por ele para fomentar a escrita, sobretudo entre adolescentes e jovens.
A premiação será no dia 24 de agosto, durante o tradicional Brigadeiraço organizado por Pedro. Na ocasião, o autor também autografa O Menino Debaixo da Minha Cama, livro escrito há dez anos e recém-saído do forno em sua primeira versão física.
PROGRAME-SE
:: O que: peça Eu Fui o Teu Erro Mais Bonito, de Pedro Guerra.
:: Quando: nesta sexta (26), às 19h30min.
:: Duração: 90 minutos.
:: Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333).
:: Quanto: ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).