Foi mais uma noite de sofrência no Alfredo Jaconi. Assim como já havia acontecido contra o Novo Hamburgo, o torcedor alviverde viu diante do Ypiranga uma equipe com extremas dificuldades individuais e coletivas. Um time sem força física, perdendo divididas, mas que, mesmo assim, voltou a criar e foi melhor que o rival. É verdade que quase sempre em bolas aéreas, mas levou muito perigo ao goleiro Edson. Só que foi ineficiente. Jogou muito menos do que dele se espera. Outra vez.
Diante da necessidade de conquistar um resultado positivo, o técnico Jair Ventura (mesmo que ele não tenha ficado no banco de reservas) apostou em uma equipe experiente para começar o jogo. Voltaram nomes como William Matheus e Ricardo Bueno. E a principal novidade foi o volante Elton, que não era titular há mais de seis meses por conta de uma grave lesão no joelho. A entrada do jogador deu uma maior consistência na marcação, mas os problemas de criação persistiram na primeira etapa, especialmente pela fraca atuação de Chico. Mais uma vez.
Mesmo assim, quase sempre na bola aérea, o Ju levou perigo ao gol do Canarinho, mas parou em uma noite inspirada de Edson, que fez grandes defesas em finalizações de Ricardo Bueno e Danilo Boza. A volta para o segundo tempo teve um jogo franco, com o Juventude encontrando mais espaços e balançando as redes com Ricardo Bueno, só que em posição de impedimento.
As mudanças demoraram e não surtiram efeito. Difícil explicar Bassani na vaga de Capixaba, aberto pelo lado esquerdo. Ou o meia ser preterido por Bruninho. Mais ainda só dar dois ou três minutos para Pitta, mesmo que ele não tivesse condições de aguentar muito tempo.
Até o apito final, o Juventude insistiu, mas pecando muito nas decisões do último terço do gramado. As vaias que ecoaram ao final da partida e o protesto do torcedor na saída do Alfredo Jaconi dão o tom do momento delicado para o time alviverde.
O time da Série A não será esse. Algumas peças já deixaram claro que não podem vestir a camisa do Juventude. Porém, em um pensamento imediato, é preciso tirar mais desse elenco.