Nesta sexta-feira (6) vai rolar não apenas o lançamento de um novo livro do escritor caxiense Pedro Guerra. É que o cara, a cada nova publicação, promove sempre um evento pra marcar a chegada de suas obras.
Insônia é o 17º livro do Pedro, que também escreve quinzenalmente no jornal Pioneiro, no caderno Almanaque e em GZH.
O local do lançamento (e porque não dizer da festa de lançamento) vai ser na rua Pinheiro Machado, 1.269, em uma casa de eventos que fica bem em frente à UBS Centro, em Caxias. A entrada é gratuita e vai ter algodão-doce com glitter para os 100 primeiros e open bar de brigadeiros.
Quem for ao lançamento vestindo pijama vai ganhar desconto pra comprar o livro. A festa rola das 20h às 0h.
Segundo o autor, a proposta da obra é explorar o inconsciente humano por meio de textos e frases que aproximam o leitor de temas de perigo, fascínio, horror ao desconhecido e tentação que permeiam as profundezas do amor, o tema central da obra.
— Sempre fui muito rotulado como "escritor juvenil", e eu acredito que não seja um rótulo válido, porque um verdadeiro escritor se comunica com qualquer público e consegue fazer sempre além do esperado, inclusive transbordar para outras artes além da literatura — argumenta Pedro.
Insônia chega aos leitores em três versões distintas: a edição tradicional, uma outra edição sem capa com costuras aparentes (alocada em um saco de pano com velcro para abrir e fechar), e uma edição luxo que virá dentro de uma caixa com mais de 12 itens para transformar o momento da leitura em uma verdadeira experiência.
Além do livro, o Pedro vai vender em seu site um disco de vinil com textos narrados por ele e que não estão presentes na obra. O LP tem som de alta qualidade e é transparente. Mas olha só, quem quiser colecionar esse item o Pedro avisa que a edição é limitada.
— É um conteúdo extra e que também pode ser acessado a partir de um QR Code presente nas primeiras páginas e que não só expande ainda mais a obra, como acessibiliza o conteúdo — explica.
Outro conteúdo que extrapola as páginas da obra é uma música, uma espécie de trilha sonora de Insônia e que foi criada por inteligência artificial cuja letra é inspirada em um dos textos do livro.
— Todo mundo está dizendo que nem parece algo criado em computador (risos) — brinca Pedro, citando que a faixa está disponível na íntegra em suas redes sociais e no canal do YouTube.