Pois é, chega uma hora nessa vida em que o cara vira padrinho. No meu caso, padrinho literário de uma turma de escritores que participou da oficina Santa Sede, realizada em Canela. A safra 2023 da Santa Sede - Crônicas de Botequim, resultou na coletânea "Só e bem acompanhado", com lançamento agendado para esta quarta-feira (29), às 17h, na 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e, na semana que vem, dia 9 de dezembro, às 16h30min, no Férreo Restaurante, em Canela.
A obra é organizada pelos autores Rubem Paz (idealizador da oficina) e Fernado Gomes. Integram a coletânea sete escritores que participaram da oficina em Canela, Ricardo Largman, Elis Regina Beltram, Betina Lauterbach, Rossana Pasquale Fantauzzi, Neusa Kern Hickel, João Ferraz e Heidi Lauterbach. Além disso, foram convidados outros nove autores para fechar a turma dos "bem acompanhados" dessa edição.
A seguir transcrevo um trecho do texto de orelha do livro, escrito como uma missão. Afinal de contas, não basta ser dindo, tem de participar:
"Nesta Santa Sede que nos brindam os cronistas desta coletânea, há visões particulares desse cotidiano aparentemente banal, porém nada superficial. Atravessando estações, passagens e caminhos, somos provocados a pensar: vale a pena amar? Valeu a pena se separar? Entre fofocas, tagarelices e metáforas, novidades viram sonhos, presságios e, por vezes, até guerras. Estar só, escrevem os cronistas, nem sempre é ser solitário. Porque há amigos que são como anjos e nos conduzem para recantos de paz.
Entre os dilemas da vida vacilante, usar maiô azul ou rosa? Por meio da crônica, o velho clichê existencialista se bifurca: ser ou não ser? Pouco importa de que forma se materializa a dúvida. Ela sempre rende uma boa história. Toc-toc. Tem alguém ai? O vazio além da janela".
Quem não puder comparecer às sessões de autógrafos pode comprar a obra no Empório Canela ou na Mania de Ler, em Gramado. Mais informações sobre a oficina no site oficial da Santa Sede.