Um dos eventos mais importantes que trabalha o livro e a leitura, em Caxias do Sul, abre alas para a 19ª edição. O Passaporte da Leitura, que ocorre como uma prévia das ações da Feira do Livro, cuja programação se dará entre 29 de setembro e 15 de outubro, na Praça Dante Alighieri, é uma proposta que estabelece laços e pontes, aproximando os leitores dos escritores.
A solenidade oficial de lançamento desta edição aconteceu nesta quinta-feira (10), às 14h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Os participantes foram recepcionados pela Amiga do Livro de 2023, Aline Luz, que realizou uma apresentação artística e contação de histórias.
A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, destacou a importância dos parceiros do Passaporte, a Associação dos Livreiros Caxienses (Alca), Racon Consórcios, Empresas Randon e Unimed Nordeste para a viabilização do programa.
— Este é um dos mais importantes programas da Secretaria da Cultura em termos de multiplicação, e isso nos enche de orgulho para conquistar mais programas potenciais como esse. Que essas sacolas mágicas, repletas de livros, agraciem todas as escolas e cheguem no coração de cada professor, criança, adolescentes e suas famílias por meio da leitura — observa a secretária.
A prefeita em exercício Paula Ioris salientou a importância de uma politica pública como essa, de formação de caráter e de identidade das pessoas, estabelecendo relações entre os livros, autores, escritores e leitores.
— O livro informa, forma e cura, tenho a convicção que ler faz muito bem. Como escritora de apenas um livro, por enquanto, sei o quão bem faz ler e escrever. Quem sabe este programa não nos traga novos escritores em breve, novos leitores eu sei que o Passaporte da Leitura traz e isso nos faz acreditar nas pessoas, num futuro melhor — disse a prefeita em exercício.
924 livros distribuídos
Nesta edição, participarão 11 escritores, com atividades em 44 escolas e, ao todo, serão distribuídos 924 livros. Os escritores participantes são: Anabella Lopez, Elaine Pasquali Cavion, Gláucia de Souza, Márcio Vassallo, Marta Lagarta, Otávio Júnior, Pedro Guerra, Renato Moriconi, Rosa Amanda Strausz , Simone Saueressig e Volnei Canônica.
As escolas participantes receberam sacolas com livros do autor. A partir de agora, essas histórias serão trabalhadas por professores, estudantes e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.
Saiba mais
Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 186 mil estudantes, 224 autores, vindos de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 14 mil livros a cerca de 591 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “Melhor Ação de Promoção da Leitura”.