Agora é oficial! A jornalista, professora e psicanalista Adriana Antunes leva pra casa o Prêmio Vivita Cartier por sua obra em poema o-Vári(a)s, lançado em 2022. A premiação é a principal categoria do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, que chega à sua 57ª edição.
Os vencedores foram escolhidos na tarde desta segunda-feira (5), durante uma reunião da Comissão Examinadora. A banca avaliadora foi formada pela escritora Suzana Pagot e pelos escritores Pippo Pezzini e Antônio Schimeneck. A cerimônia de premiação ocorre no dia 16, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, a partir das 18h30min.
O Concurso possui ainda a categorias de textos inéditos, em contos, crônicas e poesias. Os vencedores desta categoria farão parte de uma antologia, a ser lançada durante a 39ª Feira do Livro. Já Adriana Antunes, vencedora do prêmio Vivita Cartier, recebe troféu, certificado e o valor R$10.228,80.
A edição deste ano contou com 66 inscritos. Sendo 20 obras para o prêmio Vivita Cartier e 46 textos inéditos.
Confira a relação dos premiados:
Contos
1º lugar – Tatiana Barduco Rodrigues: “Amor natural”, “Singulares estranhezas” e “Tlec, Tlec”.
2º lugar – Maya Falks: “A conversa”, “A vida que se desenha” e “ Angelina sumiu”.
Crônicas
1º lugar – Gustavo Tamagno Martins: “Conexões raras”, “Ops!” e “A revolução da Air Fryer”.
Poesia
1º lugar – Maya Falks: “Pétala”, “Devastação” e “Riscos”.
2º lugar – Lara Guedes Klinger da Silva: “Um manifesto sobre o mal-estar”, “Quem procura… acha formas de perder” e “O jogo e a indecência”.
3º lugar – Ricardo de Marco Pereira: “Bolso da calça”, “A rua e o amigo” e “Trajetória”.