A foto acima simboliza mais do que a reunião de um grupo de teatro, revela a felicidade em dar o primeiro passo para a realização de um projeto de espetáculo que marcará o sesquicentenário da imigração italiana no RS, a ser celebrado em 2025.
Recentemente, cerca de 15 integrantes do Grupo Miseri Coloni, entre atores e cantores, se reuniram com o dramaturgo Jorge Rein e o diretor Camilo de Lélis para conhecer o texto preliminar de Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio. A estreia está prevista para dentro de 12 meses e faz parte ainda das comemorações aos 40 anos de atividades do grupo .
O espetáculo será falado predominantemente em Talian e contará a história da imigração italiana com foco nos anos 1920, época das comemorações do cinquentenário da imigração (1925). A pesquisa para elaboração da proposta percorreu fatos históricos como é o caso das mortes por disputas políticas/eleitorais motivadoras da revolução de 1923, ocorridas em Travessão Alfredo, nos fundos da colônia Caxias, presentes no livro 100 anos de silêncio, de Plínio Mioranza, e de relatos da morte dos irmãos Biondo, com registros no cemitério da comunidade de São Brás, interior de Caxias.
Atualmente, o Miseri está em processo de assinatura do Contrato com a SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura, para receber a verba conquistada via Edital nº 16/2021 a Arte do Espetáculo, do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.