Numa das cenas que abre o documentário Miseri Coloni - 40 Anos de Talian no Palco, a atriz e presidente do grupo teatral, Cleri Ana Pelizza, cita o frei Rovílio Costa, que assim definia o grupo caxiense:
– O Miseri é a voz de um povo que vence o medo, que se proclama herdeiro de um passo e responsável pelo futuro.
Cleri segue então, com suas próprias palavras:
– A gente sentiu na carne essa descriminação em relação à língua, que era muito desprezada. Mas era sobre vencer o medo e se proclamar herdeiro.
A brava trajetória do Miseri Coloni ganha, finalmente, um documentário à altura do trabalho desenvolvido nas últimas quatro décadas. Dirigido por André Constantin, o audiovisual de 53 minutos estreia nesta sexta à noite na TV Câmara de Caxias (canal 16 da NET), mas também pode ser conferido no canal da Transe Filmes no YouTube.
Com depoimentos de seus integrantes e locações em Caxias do Sul, Nova Pádua, Santa Maria e Porto Alegre, o documentário mostra a saga de um time que levou para os teatros e para as telas uma espécie de “lado B” da saga da imigração italiana, exaltando o periférico – desde o dialeto talian até seus anti-heróis, como Nanetto Pipetta, interpretado em palcos de todo o Brasil e também em turnê pela Itália. Também foi o Miseri quem fez a primeira adaptação do romance O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, antes da obra ganhar a versão cinematográfica.
O tom do documentário alterna entre a emoção e o humor, com depoimentos nostálgicos, mas também com performances divertidas e muito material de arquivo. Acervo, afinal, é o que não falta para o grupo que já montou nove espetáculos, somando 495 apresentações para mais de 160 mil espectadores.
Miseri Coloni - 40 Anos de Talian no Palco foi viabilizado pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Sedac (Secretaria da Cultura do RS) e Fundação Marcopolo.
Programe-se
O quê: estreia do documentário “Miseri Coloni - 40 Anos de Talian no Palco”.
Quando: sexta-feira, às 19h. Reprise no domingo, às 13h.
Onde: TV Câmara Caxias (canal 16 da NET).Também disponível no canal da Transe Filmes no YouTube.