Era pra ser só um projeto cultural, abordando as tradições italianas no interior de Caxias do Sul. Contudo, uma química só explicada pela poesia reuniu "a gente da cidade" com a "gente da colônia" para cravar uma bandeira de resistência e persistência, amplificando a cultura para reafimar o sentido da vida dessa gente.
Como reconhecimento do impacto do projeto Forqueta Cultural para Caxias e região, a Câmara de Vereadores de Caxias vai entregar à Produtora Cultural Varsóvia Educação e Cultura, do Robinson Cabral, o Prêmio Caxias do Sul. A proposição foi da vereadora Gladis Frizzo. A distinção será entregue no domingo (4), às 15h, no Salão Paroquial de Forqueta, durante a realização do filó, evento que simboliza e sintetiza o propósito desse projeto.
As atrações iniciam na sexta-feira (2) e seguem até domingo (4), com entrada franca.
Programe-se
Sexta-feira (2)
19h30min - Cinema com Macarrão: "Cinema Paradiso" e degustação de macarrão com molho de frango, no Salão Paroquial de Forqueta.
Sábado (3)
14h - Visita Guiada no Museu da Família Onzi, na localidade de Menino Deus.
14h30min - Cinema Infantil: "Gorgi - Top Dog".
16h - Canções italianas com a Família Girelli.
Domingo (4)
15h - Filó Comunitário com o Grupo Felice Personne e participação do Grupo Nani , no Salão Paroquial de Forqueta. Neste mesmo horário, ocorre a entrega do Prêmio Caxias do Sul, concedido pela Câmara de Vereadores.