Empresa do Grupo Marcopolo, a Apolo inaugura nesta quarta-feira (17) o MarcoAdditive. A nova marca é voltada ao desenvolvimento de peças por meio de impressão 3D com tecnologia avançada em polímeros. O objetivo é produzir itens funcionais e não apenas protótipos.
— Desde um vaso estilizado até a prótese de um joelho — exemplifica André de Castilhos, business head da Apolo.
Conforme o executivo, a proposta é elaborar produtos personalizados, de acordo com a necessidade do cliente. A empresa tem capacidade, por exemplo, para produzir milhares de peças, mas pode fazer apenas uma com a mesma individualidade.
Além da possibilidade de exclusividade, há o fator rapidez. Unidades complexas, que levariam meses até ficarem prontas, podem ser fabricadas em 48 horas. É um processo que minimiza o desperdício de material e os custos, comparado aos métodos tradicionais de fabricação.
Para essa primeira fase do projeto, foram investidos R$ 2,5 milhões. A Apolo projeta crescer 200% até 2025 e, a partir, daí, crescimento de 36% a cada ano.
A próxima etapa deve ser colocada em prática no ano que vem e prevê a impressão de pó metálico.
Durante o lançamento da MarcoAdditive nesta quarta-feira, será apresentada uma prótese animal desenvolvida em parceria com o hospital veterinário da Universidade de Caxias do Sul.