A edição deste ano do Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado), marcado para novembro, irá dar espaço nobre ao turismo gaúcho. E não poderia ser diferente. Com a enchente de maio, o setor foi fortemente impactado e, dois meses depois, ainda sofre as consequências.
Em uma área de cerca de 2,5 mil metros quadrados estarão centralizados os estandes de atrativos do Rio Grande do Sul. A intenção é também levantar discussões, em um palco específico, sobre políticas públicas para os segmentos que dependem da presença de turistas.
— O turismo passa por boas estradas, por infraestrutura, por bons serviços — exemplifica Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
As restrições na malha aérea no Estado deverão impactar no público do evento, mas o anúncio de 50 voos no aeroporto de Porto Alegre, a partir de outubro, dá esperança de poder chegar perto às 15 mil pessoas do ano passado — com o Salgado Filho fechado, a opção para viagens internacionais, por exemplo, é o terminal de Florianópolis.
— Há muita solidariedade e as pessoas já nos disseram que virão de qualquer jeito, mesmo com um tempo maior para o trajeto — conta Eduardo.
HEALTH & WELLNESS
O Festuris aposta neste ano também no turismo de saúde e bem-estar. Para isso, foi criado o espaço Health & Wellness, que tem Pompéia como marca âncora e assistência médica oficial do evento pelo segundo ano. Serão realizadas palestras com especialistas para destacar o potencial turístico.
Eduardo conta que a Turquia, por exemplo, tem se tornado referência em implante capilar. Quem viaja para fazer o procedimento, acaba desfrutando do local como turista também.
Além disso, o espaço irá oferecer, gratuitamente, exame de glicose e verificação de pressão arterial, além do teste rápido de PSA, um dos principais exames utilizados como check-up para diagnosticar o câncer de próstata — o evento ocorre de 7 a 10 de novembro, durante o mês de conscientização da importância de cuidados com a saúde masculina.
A edição deste ano terá mais de 400 estandes e 2,5 mil marcas.