A redação do Pioneiro e Gaúcha Serra colabora com a colunista Juliana Bevilaqua, titular deste espaço.
Multinacional caxiense referência na oferta de soluções, produtos e serviços para o mercado de autopeças de reposição independente, a Frasle Mobility comunicou ao mercado a aquisição de operações do Grupo KUO, no México. A transação é a maior já feita pela companhia, no valor aproximado de R$ 2,1 bilhões.
A assinatura do acordo foi nesta semana na presença de executivos das duas empresas (foto), na Cidade do México, e a conclusão do processo depende da aprovação das autoridades competentes e outras condições.
Fazem parte da transação, as operações de fabricação de peças para motores das marcas locais Moresa e TF Victor, líderes na oferta de pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya, e das operações de produção de materiais de fricção da marca Fritec, líder na oferta de pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com plantas na Cidade do México, além de outras marcas. Também inclui a principal distribuidora de peças de reposição do país, a Dacomsa.
Segundo o diretor de Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza, o mercado mexicano tem muitas semelhanças com o modelo de operação que a companhia já mantém consolidada no Brasil. A frota de automóveis do México é a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente da frota brasileira, com aproximadamente 55 milhões de veículos em circulação, entre automóveis e motos.
– Com esse movimento, ampliamos ainda mais o portfólio da companhia, criando um powerhouse de reposição local nos moldes do que já temos consolidado no Brasil. Hoje, nossa presença ainda é tímida no México na comparação com outras geografias, o que muda completamente a partir da conclusão deste processo – destaca Souza.