A Tricofest de Nova Petrópolis será realizada de 7 de junho a 14 de julho. O evento estava previsto originalmente para começar em 10 de maio, mas foi adiado devido às consequências da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. A feira será nas sextas, sábados e domingos, das 10h às 19h, no Centro de Eventos.
A edição de Picada Café também teve alteração de datas: de 19 de julho a 11 de agosto. O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn estará aberto às sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h.
— A grande mobilização dos poderes constituídos e também da iniciativa privada em fazer as manutenções nos garante que tenhamos acessos seguros a Nova Petrópolis e demais municípios da Região das Hortênsias. A cada dia que passa, há um avanço na liberação das estradas elevando o leque de opções para chegar a Nova Petrópolis e Picada Café — diz o coordenador-geral da Tricofest, Márcio André Kny.
A organização defende que a realização do evento, tanto em Nova Petrópolis quanto em Picada Café, é importante para a reconstrução do Estado, já que movimenta a economia:
— Não há reconstrução sem uma economia aquecida e que faça a roda dos negócios acontecer. Dentro do micro cenário dos municípios-sede da Tricofest, a cadeia das malharias impacta em centenas de empregos e dezenas de empresas. Podemos afirmar, com certeza, que estaremos fortemente mobilizados para fazer da Tricofest um espaço de comercialização sim, mas, sobretudo solidário e inserido na reconstrução de nosso estado.
As duas primeiras edições, em 2022 e 2023, movimentaram mais de R$ 20 milhões em negócios nas duas cidades.