A maçã e o caqui caxienses estarão presentes na Gramado Summit, evento que começa nesta quarta-feira (10). Convidada a participar da conferência de inovação, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (Caaf) levará as duas frutas para oferecer aos demais participantes, mas não apenas isso. Irá compartilhar a experiência de expansão da venda de alimentos processados para mercados convencionais.
Durante três meses, a Caaf participou do AceleraCoop, um programa exclusivo para cooperativas associadas à Sicredi Pioneira, e conseguiu ampliar a comercialização para supermercados e restaurantes, ficando mais próxima do consumidor final. Até então, a agroindústria da cooperativa fornecia os minimamente processados para locais como hospitais, escolas e hotéis.
O processo contou com três mentorias coletivas presenciais, na sede do Sicredi em Nova Petrópolis, sobre gestão, finanças e marketing, além de acompanhamentos quinzenais de forma virtual.
— Estamos colocando nossa marca no mercado convencional — destaca Marcos Regelin, gerente-administrativo da Caaf, Marcos Regelin. Segundo ele, os produtos já podem ser encontrados em alguns mercados da rede Multi Mercados e no Sgorla.
Planos de ampliação da estrutura
A agroindústria da Caaf produz 40 mil quilos de minimamente processados, como cebola, moranga, couve-flor, cenoura e mix de legumes para sopão. A quantidade tem como destino o mercado institucional. Para o mercado convencional, a produção atual é de cerca de 500 quilos mensais.
Conforme Regelin, a cooperativa trabalha no plano de ampliação da área da agroindústria. Hoje, são 150 metros quadrados e o novo espaço terá 500 metros quadrados. Ainda não há prazo para a expansão.
A Caaf tem 331 cooperados, 63 colaboradores e mais de 140 clientes. A apresentação na Gramado Summit será na tarde desta quarta-feira, no Palco de Negócios Conscientes.